Portfolio

Principal

Login

visitas

57005
TodayToday20
YesterdayYesterday28
This_WeekThis_Week109
This_MonthThis_Month948
All_DaysAll_Days57005

Cursos no Estúdio

O fundador

 

Alexandre

Martins

 

 

 Nascido em 1967, em São Gonçalo (RJ) de ascendência portuguesa.

 Fundou o estúdio que leva seu nome em 1992, em sua cidade natal, e desde a época produz desenhos animados autorais que participaram de Festivais e Mostras de Animação. Seus personagens animados são característicos e receberam elogio de várias agências e profissionais da área. Além de animação, outros projetos são feitos pelo estúdio nas áreas de quadrinhos, ilustração e design gráfico. Seu personagem Sapo Samuca foi distribuído em vídeo por toda a Península Ibérica na década de 1990.

 Dotado de senso comunitário, franqueou as instalações de seu estúdio para a formação de novos talentos artísticos, ensinando jovens da cidade as artes audiovisuais e muitos hoje são profissionais na área.

 

Formação acadêmica e atividade profissional

Bacharel em Artes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Cursos de Especialização na área cultural.

 É professor de cursos livres de desenho animado e ilustração nas dependências do seu próprio estúdio.

 Foi o idealizador e incentivador de uma Associação Nacional de Cineastas de Animação e é o criador e mantenedor da primeira lista de contato entre os profissionais de animação na Internet.

 É escritor, pesquisador e articulista, com vários livros publicados em edição de autor.

 

Prêmios e homenagens

 Em 2003 recebeu o título de “Amigo do Batalhão”, outorgado pelo Comando do 17º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, por sua atuação em projetos comunitários e sociais na Ilha do Governador (Rio, RJ).

Em 2007 recebeu, por meio de cerimônia própria, uma “Moção de Aplauso” da Câmara de Vereadores de São Gonçalo (RJ) pela atuação de seu estúdio na cidade e na região do Recôncavo da Guanabara.

Em 2009 recebeu a “Medalha Evadyr Molina”, outorgada pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Gonçalo, por sua atuação no campo das Artes fluminenses.

Em 2013 recebeu o Diploma do Centenário Vinicius de Morais, outorgado pela Secretaria de Cultura de São Gonçalo (RJ) pela sua atuação na Cultura local.

 

Conselheiro de Cultura da cidade de São Gonçalo

 Iniciou em 2009 seu mandato como Conselheiro de Cultura da cidade, eleito por seus pares na 4ª Conferência Municipal de Cultura de São Gonçalo, sendo o Vice-presidente do Conselho na gestão 2009-2011 e Presidente nas gestões 2012-2013 e 2014-2016.

Em 2011 participou da elaboração do Plano Municipal de Cultura da cidade de São Gonçalo para o decênio 2012-2022.

 

 Participação em Associações Culturais e Associações Profissionais

 

*      *       *